Um quintal pode ser muitas coisas. Um lugar de plantas, bichos, alimentos e afetos. Respira para dentro e para fora dele fazendo circular flores, frutos, ervas, alimento para o corpo e para a alma. Alimento e cura. Transforma a paisagem a partir dessa respiração operada não só pelos humanos cultivadores, mas por todos os seres que habitam essa paisagem como insetos, plantas, vermes, fungos e muitos outros. Nesse trânsito de muitas vidas são tecidas histórias, afetos e relações que produzem as paisagens que habitamos. Um quintal é sempre um projeto coletivo. É sempre um projeto em movimento.
Nosso projeto agora é produzir coletivamente um quintal no Campus da EFLCH UNIFESP. Produzi-lo como um espaço de acolhimento, pertencimento e conhecimento. Um espaço vital para a universidade e em convergência com o bairro e com a cidade.
O Quintal do Campus é produzido a partir dos princípios agroecológicos onde em um canteiro as plantas cultivadas são escolhidas a partir da sua relação umas com as outras. Plantas companheiras que atuam uma no desenvolvimento da outra. Cada uma tendo a sua temporalidade e necessidades nutricionais. Desta forma, a montagem de um canteiro produz alimento para o corpo e para a mente durante um ano que é quando o ciclo produtivo das plantas companheiras se encerra. Serão cultivadas hortaliças, ervas medicinais, flores, legumes, raízes e frutas.
O trabalho de implementação e cuidados são coletivos e realizados por bolsistas, voluntários, parceiros da Prefeitura de Guarulhos e quintaleiras e quintaleiros da comunidade dos Pimentas que virão compartilhar seus conhecimentos e suas práticas com todos os envolvidos, sejam nossos estudantes, servidores, docentes ou interessados em geral que se engajem por meio das oficinas extensionistas que ofereceremos no processo.
Esse projeto se insere na iniciativa do projeto Acesso, Mobilidade Urbana e Educação no Bairro do Pimentas, coordenado pela Professora Fernanda Cruz.
O quintal inicialmente terá 4 canteiros:
Canto dos Ipês
Horta
Pomar
Praça do Jequitibá
Viveiro
Coordenação: Andrea Barbosa
Vice-coordenação: Marta Jardim e Adriana Braga
Colaboradores: Barbara Cordovani; Carla Sobral; Celi Pereira; Carlos Salgado Geleia;
Bolsistas: Bruna de Torres Beserra; Carolina Nicoletti Ramos da Silva; Lucas Marques Barreto; Matheus Maximiano de Souza; Tatiane Vesch