Livros

Índio Imaginado
CUNHA, Edgar da, “Índio Imaginado”. Alameda Casa Editorial, 2016.

A imagem do índio no cinema brasileiro dos anos 1970
É neste cenário da vida cultural brasileira que se inserem os filmes analisados por Edgar Teodoro da Cunha. Os cinco filmes por ele selecionados são todos desta década de 1970 e tem como temática central a imagem do índio, todos eles vistos de uma perspectiva interna – ou seja da sintaxe dos elementos que o constituem e da “compreensão destes elementos em relação a uma perspectiva interna ao filme” e, por outro lado, por uma análise externa que articula o filme a seu contexto sociocultural e ao debate intelectual a ele contemporâneo. “Bons para pensar”, estes filmes demonstram o quanto a imagem do índio, seja ela projetada nas telas do cinema ou em outros suportes (como na pintura, e na verdade desde a cartografia do século XVI) serve, efetivamente para refletirmos sobre nossa própria sociedade.
Sylvia Caiuby Novaes


‘A Maior Zoeira’ na Escola: Experiências Juvenis na Periferia de São Paulo.
PEREIRA, Alexandre Barbosa; 1. ed. São Paulo: Editora da Unifesp, 2016.

Centésimo título da Editora Unifesp, ‘A Maior Zoeira’ na Escola: Experiências Juvenis na Periferia de São Paulo discute como se estabelecem e funcionam as relações de jovens da periferia de São Paulo entre si e com outros atores sociais. Análise oriunda de pesquisa situada na interface entre antropologia, estudos culturais e educação, seu autor, o antropólogo, pesquisador e professor Alexandre Barbosa Pereira, busca compreender como as experiências juvenis modificam e são modificadas por outras experiências (escolares, territoriais, tecnológicas, de gênero, de classe social e de raça).


A Experiência da Imagem na Etnografia
Barbosa, Andrea/Teodoro, Edgar/Satiko, Rose/Caiuby, Sylvia. A experiência da imagem na etnografia. Terceiro Nome: São Paulo, 2016.

Livro reflete sobre novas poéticas centradas na imagem para o estudo antropológico. Temas clássicos da antropologia, como espaço, memória, corpo, religiosidade, experiência e performance têm a partir da imagem uma perspectiva analítica inovadora, que permite que o pesquisador incorpore gestos, olhares, posturas e movimentos, e que o espectador amplie sua percepção de modo ao mesmo tempo racional e sensível. Com textos de 21 pesquisadores e dois DVDs com 9 vídeos, este livro, dividido em três partes – Cinema e Antropologia; Fotografia e Etnografia; e Experiências transdisciplinares – é resultado de um longo investimento do Grupo de Antropologia Visual da USP – Gravi em incorporar a imagem na pesquisa antropológica.


São Paulo Cidade Azul
BARBOSA, Andréa . São Paulo cidade azul: ensaios sobre as imagens da cidade no cinema paulista dos anos 80. São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2012.

Espaço em que diferentes sujeitos vivem sua experiência do cotidiano, a cidade é também acervo de imagens que se constroem ao longo da história, que se preservam na memória coletiva e são apropriadas pela memória individual. Imagens que de diversos modos ativam o imaginário sobre este espaço e que os cineastas, por sua vez, nos devolvem, construindo novas imagens. O que os filmes escolhidos por Andréa Barbosa teriam a dizer sobre a São Paulo dos anos 1980?Escrita numa linguagem poética, inspirada pelas imagens e sensações evocadas pelos filmes em que se debruça, a análise de Andréa dá maior complexidade ao olhar antropológico, uma vez que busca decifrar a reapresentação da cidade feita por esses cineastas paulistas dos anos 1980. Cinema e mito podem aqui ser vistos como modos semelhantes de lidar com o tempo e suprimi-lo.


Imagem-Conhecimento
BARBOSA, Andréa (Org.) ; CUNHA, Edgar Teodoro da (Org.) ; HIKIJI, Rose Satiko Gitirana (Org.) . Imagem-Conhecimento. Campinas: Papirus, 2009.

O livro resulta do encontro de pesquisadores brasileiros e estrangeiros interessados nas aproximações entre as ciências sociais e o universo das imagens, dos sons e das artes visuais. Com experiências de pesquisa diversas, os autores propõem e analisam estéticas, métodos e formas de construir o conhecimento. O conjunto dessas contribuições compõe as três partes desta coletânea. Na primeira delas, “Imagem e conhecimento”, é discutido como o trabalho com expressões da esfera do sensível, no campo das ciências sociais, provoca a introdução de novas questões epistemológicas para as disciplinas. O filme produzido no encontro etnográfico é o tema do bloco “Imagem e pesquisa”, considerado em diferentes ângulos pelos autores – todos antropólogos, produtores e diretores. Já na última parte, “Imagens em análise”, estão em questão narrativas audiovisuais que, por se destinarem à ampla circulação, possibilitam outra forma de acesso à realidade.


Antropologia e Imagem
BARBOSA, Andréa ; CUNHA, Edgar Teodoro da . Antropologia e Imagem. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 2006.

Esse livro busca discutir as várias possibilidades que a introdução da imagem no campo da pesquisa antropológica pode oferecer. Para isso, os autores mapeiam o diálogo entre a antropologia e a produção de imagens indicando os pontos de contato das histórias do nascimento da antropologia como disciplina e do cinema como linguagem, até as experiências paradigmáticas da utilização da imagem no âmbito da pesquisa etnográfica.


Escrituras da Imagem
BARBOSA, Andréa (Org.); NOVAES, Sylvia Caiuby (Org.); CUNHA, Edgar Teodoro da (Org.) ; FERRARI, Florencia (Org.); SZTUTMAN, Renato (Org.);HIKIJI, Rose Satiko Gitirana (Org.) . Escrituras da Imagem. São Paulo: EDUSP, 2004.

Escrituras da Imagem tenta nos mostrar que nem só de textos escritos vivem as Ciências Sociais. Fruto de 4 anos de pesquisa de uma equipe financiada pela Fapesp, esse estudo antropológico combina texto e imagem – registros visuais que procuram evidenciar uma percepção que vai além das palavras. Ao mostrar cenas urbanas que estão presentes em nosso cotidiano (e que às vezes não prestamos mais atenção), a obra tenta despertar a sensibilidade do leitor e, ao mesmo tempo, questiona o papel antropológico do elemento visual ? sempre dialogando com o verbal.