Equipe Anterior


Alexsânder Nakaóka Elias (lattes)
e-mail: alexdefabri@yahoo.com.br

Jornalista, fotógrafo, produtor audiovisual e antropólogo, graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008). É mestre pelo Programa de Pós-graduação em Multimeios (Fotografia e Cinema), do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutor em Antropologia Social, com ênfase em Antropologia da Imagem, pelo Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, ambas as pesquisas financiadas pela FAPESP. Estuda temas relacionados com a Arte, a Imagem (Fotografia, Cinema, Desenho, Vídeo, etc.), a Antropologia Visual e da Imagem, religião, simbolismo, rituais, narrativas visuais e verbais e cultura japonesa. Atualmente, seu foco volta-se para as relações entre as noções e os conceitos de “experiência” e “experimentação” e nas reflexões acerca das potencialidades da “montagem” de “grafias” como metodologia e epistemologia na confecção do saber etnográfico-antropológico. É membro do Laboratório Antropológico de Grafia e Imagem (LA’GRIMA/UNICAMP), do Núcleo de Antropologia Visual (NAVISUAL/UFRGS), do Grupo de Estudos Visuais e Urbanos da Unifesp (VISURB/UNIFESP) e pesquisador colaborador do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som (LEPPAIS/UFPel). 

Pesquisa: Dupla Imagem, Duplo Ritual: A Fotografia E O Sutra Lótus
Primordial
.

Alice Vasconcelos (lattes)
e-mail: vasconcelos_alice@hotmail.com

Aluna do curso de graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH/UNIFESP) e integrante do VISURB desde 2019. Atualmente, desenvolve pesquisa nas áreas de Antropologia Urbana e Antropologia Visual. É também fotógrafa, formada pela Escola Panamericana de Arte e Design em 2018.


Allan Cunha (site)
e-mail: aallancunha@gmail.com

Artista Visual, Fotógrafo e Cineasta, integra os coletivos CPdoc Guaianás (Centro de Pesquisa e Documentação Histórica Guaianás), Lentes Periféricas (Coletivo de Audiovisual), e VISURB (Grupo de Pesquisas Visuais e Urbanas). Graduado em Fotografia, desenvolve trabalhos autorais de fotografia artística e documental, participou de mostras fotográficas em diferentes estados brasileiros, entre elas a 8a Edição do Festival de Fotografia de Tiradentes (Foto em Pauta) com a coletiva “Imagens Para o Amanhã” em 2018, Minas Gerais – MG. Jurado convidado pelo Curta-Suzano (Mostra de Curta-Metragem do Alto-Tiete) 2018, Suzano – SP. No cinema produziu e realizou direção de fotografia para curtas e longa-metragens, como o documentário “Que os Olhos Ruins Não te Enxerguem” de 2019, premiado como Melhor Longa-Metragem Brasileiro pelo júri e pela crítica no 13a Festival For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero em 2019 em Fortaleza – CE. Vive e trabalha em São Paulo – SP.

​Ana Lídia de Oliveira Aguiar (lattes)
e-mail: analidiaaguiar@gmail.com

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Bacharelada e licenciada na mesma área. Atua principalmente nas áreas da educação formal e informal com jovens e adultos ministrando aulas de sociologia nas redes particular e estadual. Também desenvolve pesquisas na área científica de antropologia da imagem, antropologia e sociabilidade urbana, com ênfase em fluxos migratórios, trabalhos informais e transformações urbanas na Região Metropolitana de São Paulo. Na Unifesp faz parte do Grupo de Estudos Visuais e Urbanos e do Núcleo de Estudos Fronteiriços. Atualmente leciona Sociologia como professora efetiva da rede estadual de ensino em São Paulo.

Pesquisa: Entre o Comércio Informal e as Margens do Ilegal: Práticas de Trabalho na Rua 25 de Março.


Bárbara Côrtes Loureiro (lattes)
e-mail: l.barbaracortes@gmail.com

Mestranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP – 2017), participa do Visurb desde 2020. Sua pesquisa em andamento aborda práticas verticais desportivas e artísticas em São Paulo, e seu potencial ressignificador sobre os usos dos espaços. Título do projeto: “Pendências: como corpos que se penduram usam e fazem a cidade”. Desenvolve também um trabalho de investigação de alternativas para construção de autonomia corporal na cidade, por meio do projeto autoral Seu Movimento.

Pesquisa: Pendências: como corpos que se penduram usam e fazem a cidade.

​Bárbara Sá (lattes)

Mestranda em Ciências Sociais na linha de “Arte, Cultura e Teoria Social” e bacharel/Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo, atuou principalmente nas áreas de antropologia urbana, antropologia visual e sociabilidade urbana.

Pesquisa: Bairro dos Pimentas (SP): Memórias, imagem e imaginário urbano sob constantes transformações.


Bruno Puccinelli (lattes)
e-mail: monobruno@hotmail.com

Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo – Unifesp, produz investigações acerca de temas como relações de poder e diferença em congruência com gênero e sexualidade no contexto urbano. Atualmente é membro do PAGU (Núcleo de Estudos de Gênero) e participa do VISURB (Grupo de Pesquisas Visuais e Urbanas) e do GEAC (Grupo de Estudos de Antropologia da Cidade). Também é um dos fundadores do MAPÔ – Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero, Raça e Sexualidades da Unifesp e um dos fundadores da Pensata – Revista dos alunos de Pós-graduação em Ciências Sociais da Unifesp.

Pesquisa: Se esta rua fosse minha: sexualidade, espaço urbano e identidade na rua gay de São Paulo.


Carolina Alves de Brito L. Oliveira (lattes)
e-mail: ca_alvesb@hotmail.com

Bacharel/Licenciada em Ciências Sociais pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH/UNIFESP). É membro do Grupo de Pesquisas Visuais e Urbanas (VISURB), coordenado pela Profa. Dra. Andréa Claudia Miguel Marques Barbosa na EFLCH/UNIFESP desde seu início. Atua principalmente na área da Antropologia e onde esta disciplina busca estabelecer um diálogo com as manifestações artísticas como o cinema, o teatro e as artes plásticas.

Pesquisa: Deslocamento e grafite: encontros no espaço da metrópole de São Paulo.


Denise de Paula S. Ferreira (lattes)
e-mail: denise.silvaferreira@hotmail.com

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de São Paulo. É membro do Visurb desde 2013, bolsista do projeto de extensão Pimentas nos olhos não é refresco em 2013 e 2014 e foi colaboradora do Jornal Cultural O Pimenteiro.

Pesquisa: Fotografia, Desenho e Palavra: Estudo sobre progressão referencial em “O fotógrafo – Uma história no Afeganistão”.


Fábio da Silva Santos (lattes)
e-mail: fabinho_clan@yahoo.com.br

Graduado em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo. É membro do Visurb desde 2013, bolsista do projeto de extensão Pimentas nos olhos não é refresco em 2014 e 2015.


Felipe de Souza Pinto (lattes)
e-mail: felipedesouzapinto@gmail.com

Mestrando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), bacharel em Sociologia e Política (2010) pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Na graduação pesquisou o modelo de realidade construída pela cosmovisão criacionista e na pós-graduação analisa as formas de sociabilidade (lazer e festa) de estudantes da periferia de São Paulo.

Pesquisa: Social, rolê e party: três formas de sociabilidade de estudantes do Capão Redondo.


​Fernanda Oliveira Silva (lattes)
e-mail: fernandaoliveira.sociais@gmail.com

Mestre em Ciências Sociais pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH/UNIFESP), bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Marília. Integrante do Grupo de Pesquisas Visuais e Urbanas (VISURB), na EFLCH/UNIFESP. Desenvolve pesquisa na área da Antropologia com ênfase em Antropologia Visual e Etnologia Indígena, atuando principalmente com os seguintes temas: povo Xavante, rituais, cinema, alteridade e comunicação intercultural.

Pesquisa: O cinema indigenizado de Divino Tserewahú.


Guilherme Stoner (lattes)
e-mail: guilhermestoner@yahoo.com.br

Graduado em Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo e professor de sociologia do ensino médio da rede pública estadual. Membro do VISURB desde 2008 e bolsista no projeto de extensão “pimentas nos olhos não é refresco” no período de agosto de 2009 a maio de 2010, e de agosto de 2011 a junho de 2012. Atualmente é graduando em Pedagogia pela Universidade Federal de São Paulo e professor supervisor do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de ciências sociais.


Guilherme Kazuo Lopes Yokote (lattes)
e-mail: guilhos@gmail.com

Mestrando em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo; graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo. Integra o Grupo de Estudos Visuais e Urbanos (Visurb/Unifesp) e o Grupo de Antropologia Visual (Gravi/USP), junto ao qual participa de projeto temático da FAPESP. Atua na área de Antropologia Urbana/Visual e Sociologia da Cultura. Atualmente desenvolve pesquisa relacionada aos seguintes eixos temáticos: práticas culturais juvenis, consumo, audiovisual.

Pesquisa: O mundo dos nerds: imagens, consumo e interação.

Isabelle de Moura (lattes)
e-mail: isabelle.moura@unifesp.br

Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EFLCH). Atualmente, desenvolve sua monografia na área de Antropologia Visual, com ênfase na fotografia feminina de Graciela Iturbide e a questão matriarcal acerca de Juchitán de Zaragoza, em Oaxaca, México. Integrante do Grupo de Pesquisas Visuais e Urbanas (Visurb) desde 2020.

Pesquisa: A poética antropológica de Graciela Iturbide e o refúgio matriarcal mexicano presente em Juchitán de las mujeres.


Janaína Sant’ Ana de Andrade (lattes)
e-mail: andradejanaina@hotmail.com

Possui mestrado e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), atualmente é aluna do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais na mesma universidade. É integrante do VISURB (Grupo de Pesquisas Visuais e Urbanas da UNIFESP) desde 2013. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Visual e Antropologia do Espaço, atuando principalmente nos seguintes temas: Cinema, Cidades e Deslocamentos. Pesquisa: O Espaço na Antropologia: Caminhadas Fílmico Antropológicas

Pesquisa: Antropologia em movimento: mulheres, espaço e deslocamento no cinema como lugar etnográfico.


Joice Oliveira (lattes)
e-mail: joiceop@gmail.com

Aluna de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo. Pesquisadora do VISURB (Pesquisas Visuais e Urbanas) e do GLATPACHI (Grupo de Leitura Arte, Técnica e Política: as Ciências Humanas e a Imagem) desde 2011. Tem experiência na área de Sociologia e Cinema, em que atualmente pesquisa construção da imagem da mulher.

Pesquisa: O olhar masculino como formador da representação da mulher no cinema: o caso do filme noir.


​Juliane Domingos Yamanaka (lattes)
e-mail: julidyama@yahoo.com.br

Possui mestrado em Ciências Sociais pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Graduação (Bacharel/Licenciatura) em Ciências Sociais pela mesma universidade. Tem experiência nas áreas sobre velhice, antropologia visual, cinema e sociabilidade urbana. Atualmente é membro do Grupo de Pesquisas Visuais e Urbanas (VISURB).

​Pesquisa: Ser Velho: a construção das velhices em três filmes brasileiros.


Kassia Beatriz Bobadilla (lattes)
e-mail: kabeatriz@gmail.com

Graduada em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (2011), possui Especialização em Psicossociologia da Juventude e Políticas Públicas pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2014). Atualmente, é aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo, desenvolvendo pesquisa nas áreas de Antropologia Urbana e Antropologia da Política. Tem como temas de interesse: ação coletiva, política e dinâmicas sociais nas periferias urbanas, juventudes e políticas públicas.

Pesquisa: Nas tramas da política: Uma etnografia da ação coletiva na favela da Vila Prudente.

Lindolfo Campos Sancho (lattes)
e-mail: lindolfocampos@gmail.com

Mestre e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), é também membro do Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico, Documental, Artístico e Cultural de Diadema (CONDEPAD) desde 2013. Desenvolve desde a graduação pesquisas em Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana, Antropologia do Espaço e Patrimônio Cultural.

​Pesquisa: Narrativas para a cidade: sobre a formação e os usos do patrimônio cultural em Diadema.

Lucas Oliveira (lattes)

Fotógrafo, Designer Gráfico, membro do VISURB desde 2019. Um amante da fotografia P&B, tem se dedicado aos estudos da Fotografia Urbana e Arquitetônica. Atualmente, bolsista de IC EM atatuante no projeto Pimenta nos Olhos – corpocidade.


Maria Fernanda Cardoso de Assis (lattes)
e-mail: m.f.c.assis@gmail.com

Graduanda em Geografia pela Universidade de São Paulo, foi participante do projeto de extensão “Pimentas nos Olhos” realizado em 2019 com a temática “CORPOCIDADE”.

Nathália Ract
e-mail: nathalia.ract@gmail.com

​Graduanda em História na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Atualmente é bolsista do VISURB- Grupo de Pesquisas Visuais e urbanas. É integrante do projeto de extensão Pimentas nos olhos desde agosto de 2017; É parte da equipe de construção do LAVE- Laboratório de Áudio Visual da Unifesp desde 2016.


Paula Harumi Kakazu (lattes)
e-mail: harumikkz@gmail.com

Graduada em Ciências Sociais pela Escola de Filosofia Letras e Ciências Humanas- EFLCH, UNIFESP em 2012, onde desenvolveu a pesquisa “Grafite Hip Hop e processos de mobilização política entre os jovens moradores do Bairro Pimentas, Guarulhos”. A dois anos é membro do grupo de pesquisas de Estudos Visuais e Urbanos- VISURB. Atualmente realiza o mestrado pelo Programa de Pós Graduação de Ciências Sociais da EFLCH- UNIFESP, sua pesquisa pretende estudar a relação entre os jovens e o movimento Hip Hop na atualidade.

Pesquisa: Graffiti Hip Hop e a mobilização política dos jovens moradores do Bairro dos Pimentas, Guarulhos.


​Rafael Acácio de Freitas (lattes)
e-mail: rafael.freitasde@gmail.com

Pós-graduando em Ciências Sociais na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH – Unifesp). Bacharel em Economia e Relações Internacionais pela Falculdade de Campinas (Facamp). Pesquisa, atualmente, na área de Antropologia, num cruzamento entre as vertentes urbana e visual, a percepção e constituição dos espaços públicos urbanos a partir de intervenções gráficas como os graffiti e pichações.

Pesquisa: Intervenções gráficas no espaço público urbano: uma abordagem etnográfica da cidade de São Paulo.


Tamires Rodrigues Alves (lattes)
e-mail: ra.tamires@gmail.com

Graduanda em Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH/UNIFESP). É membro do Visurb desde 2016, foi bolsista de extensão em 2016 desenvolvendo o Antimanual do projeto “Pimentas nos olhos não é refresco”, e em 2017 foi bolsista pelo projeto Pimentas nos Olhos “Lixo zero e Cidadania”.


Thales Augusto Bernardes (lattes)

Cientista Social, licenciado e bacherelado pelo departamento de Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) é membro e pesquisador do grupo de Antopologia Urbana e Visual da mesma instituição – VISURB – bem como, é um dos membros-fundadores do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Raça, Gênero e Sexualiades da UNIFESP, o MAPÔ.

Pesquisa: Otakus: Um muito do Japão nos jovens de São Paulo