Nome científico: Mentha spicata
Nomes populares: menta.

Origem: Europa (EMBRAPA, 2006).
Uso popular: seu sabor refrescante e marcante, é responsável pela disseminação de seu uso na culinária tanto em pratos doces, como em salgados, e em diversos tipos de bebidas (chás, sucos e drinks). Tem também propriedades digestivas. (EMBRAPA, 2006).
Formas de Cultivo: Seu cultivo pode ser feito em sol pleno ou sombra parcial, com o solo mantido úmido, especialmente durante os períodos de seca (EMBRAPA, 2006).
Colheita: O hortelã cresce rapidamente e produz folhas verde-escuras, suas folhas podem começar a serem colhidas quando a planta atingir cerca de 15 cm de altura, cortando os caules na base. A colheita frequente ajuda a promover o crescimento exuberante (EMBRAPA, 2006).
Propagação: Mudas produzidas a partir de divisão de rizomas/estolões (EMBRAPA, 2006).
Plantas companheiras: Apesar de ser invasiva, a planta pode dividir canteiros com hortaliças e plantas ornamentais, sendo repelente de insetos como pulgões e besouros. Alface e ervas aromáticas têm o perfume intensificado quando plantadas juntas com hortelã (UFRJ, 2024).
Curiosidades: A Mentha spicata é utilizada desde a Antiguidade pelas civilizações greco-romana, egípcia, hebraica e mesopotâmica. Na Bíblia, há citação de seu uso indevido como dízimo, nos Evangelhos de Matheus e de Lucas. Na Grécia Antiga, era usada juntamente com o alecrim em rituais fúnebres, para amenizar odores, e na esperança de vida após a morte. Os árabes utilizavam-na, devido ao seu alto potencial aromático, para a limpeza do ambiente antes de cerimônias festivas, no intuito de despertar o apetite nos convidados. Ainda hoje, no Oriente Médio, é comum oferecer chá de menta ao receber visitas. Os romanos usavam-na para preparar balas que eram espalhadas em festas e banquetes como um símbolo de boas-vindas aos convidados (UFRJ, 2024).
Referências:
MATHIAS, João. Como plantar hortelã. Portal do Globo Rural, 2017. Disponível em https://globorural.globo.com/vida-na-fazenda/como-plantar/noticia/2017/03/como-plantar-hortela.html. Acesso em: 2 abr. 2024.
UFRJ. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Mentha cf. spicata L. Disponível em: https://www.unirio.br/ccbs/ibio/herbariohuni/mentha-spicata-l. Acesso em: 1 maio 2024.