Nome científico: Salvia officinalis
Nomes populares: alecrim-de-cheiro, alecrim-de-horta, flor-de-olimpo, rosmaninho.

Origem: origem europeia, região mediterrânea (VAZ, A.P; et al. 2006).
Uso popular: o alecrim é utilizado popularmente como tempero, chá, repelente, aromatizante natural, erva de poder e estimulante cerebral (VAZ, A.P; et al. 2006).
Formas de cultivo: é uma planta que se desenvolve bem em locais ensolarados, sem vento, não tolera excesso de umidade, mas precisa ser irrigada pelo menos uma vez por dia. Tem preferência por solos permeáveis e bem drenados. Adapta-se bem a regiões com altitudes elevadas, de até 1500 metros (VAZ, A.P; et al. 2006).
Colheita: Devem ser colhidas apenas folhas adultas, deixando-se 1/3 da planta para rebrota (VAZ, A.P; et al. 2006).
Propagação:A melhor forma de propagação do Alecrim é por estaca, podendo utilizar um ramo maior ou apenas rebentos novos. Retire as folhas inferiores e enterre, pelo menos, dois gomos para facilitar o enraizamento (TEIXEIRA, 2024).
Plantas companheiras: No que se refere ao cultivo em consórcio, a lavanda, os orégãos, a sálvia, o tomilho e a manjerona são ervas que crescem bem com o alecrim e oferecem uma variedade de sabores e aromas. (VAZ, A.P; et al. 2006).
Curiosidades: Na Grécia antiga o alecrim era considerado um fortificante para o cérebro e memória, por isso os estudantes gregos tinham o hábito de colocar um ramo de alecrim atrás da orelha para dar boa sorte nos exames escolares (TEIXEIRA, 2024).
Referências:
TEIXEIRA, Silvana. Horta: como plantar Alecrim (Rosmarinus officinalis). Disponível em: https://www.cpt.com.br/cursos-horticultura-agricultura/artigos/horta-como-plantar-alecrim-rosmarinus-officinalis#:~:text=A%20melhor%20forma%20de%20propaga%C3%A7%C3%A3o,favor%C3%A1veis%20ao%20sucesso%20do%20plantio.Acesso em: 23 abr. 2024.
VAZ, A.P; JORGE, M.H; Série Plantas Medicinais, Boldo. Portal Embrapa, Corumbá/MS, 2006. Disponível em:https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CPAP/56576/1/FOL74.pdf.Acesso em: 24 jun. 2024.