Nome científico: Kalanchoe Pinnata
Nomes populares: courama-vermelha, saião.

Origem: Madagascar (SERAFIM, 2016).
Uso popular: utilizada pela população como remédio para tratamento de diversas doenças como infecções, inflamações e diarreia, nas formas de suco, chá e macerada (SERAFIM, 2016).
Formas de Cultivo: Em relação ao seu cultivo, é uma planta que prefere sol pleno e meia-sombra, além de um solo solto e ventilado. Elas precisam de rega regular e devem ser mantidas longe da luz solar direta para evitar queimaduras solares. Durante o inverno, é recomendável fornecer fontes de calor adicionais para manter as preferências de temperatura da planta (MARINHO, 2020).
Colheita: Para colher, basta cortar os talos mais altos e utilizar suas folhas. Eles enraizam facilmente formando novas mudas (MARINHO, 2020).
Propagação: estaquia de ramos e folhas
Curiosidades: Muitas culturas atribuem poder à planta em atrair fortuna e bons auspícios, tornando-a um símbolo de positividade. Fato este que deu o nome popular à planta (MARINHO, 2020).
Referências:
MARINHO, Letícia; CORDEIRO, Sandra. Kalanchoe pinnata (Lam.) Pers. Portal UFRJ, 2020.
SERAFIM, Victória de Santi. Planta bastante utilizada na medicina popular é objeto de estudo de pesquisadores. 2016. Disponível em: https://www.usp.br/aunantigo/exibir?id=7732&ed=1351&f=30. Acesso em: 30 abr. 2024.
UNIRIO. Kalanchoe pinnata (Lam.) Pers. Disponível em: https://www.unirio.br/ccbs/ibio/herbariohuni/kalanchoe-pinnata-lam-pers. Acesso em: 25 jun. 2024.