Nome científico: Origanum vulgare
Nomes populares: Orégano, manjerona-silvestre.

Origem: Europa e Ásia Central (UFSC, 2020).
Uso popular: as folhas muito usadas, in natura ou secas, como tempero (UFSC, 2020). Há registros do uso popular do orégano em chás para casos de gripes e resfriados, indigestão, cólicas menstruais, etc.
Formas de Cultivo: É uma planta perene que prefere ser cultivada em sol pleno e com umidade moderada (USP, 2020).
Colheita: não temos informações.
Propagação: estaquia, divisão de touceiras e sementes (USP, 2020).
Plantas companheiras: não temos informações
Curiosidades: A palavra orégano vem das palavras gregas ‘oros’ (montanha) e ‘ganos’ (alegria), que se traduz vagamente por “alegria da montanha”. Os antigos gregos permitiam frequentemente que as vacas pastassem em campos de orégãos, acreditando que assim a carne se tornaria mais saborosa. O orégano que compramos desidratado em saquinhos de mercado é muito confundido com o tomilho porque não são as folhas da planta que são comercializadas e sim as sépalas florais (estruturas que sustentam as flores), que tem maior potencial aromático. O aroma e sabor das folhas da planta fresca é bem diferente das sépalas desidratadas. As suas folhas frescas são bastante usadas no México em preparos que levam ovos (MARGÃO, 2024).
Referências:
EIC — Espaço interativo de Ciências. Disponível em https://eic.ifsc.usp.br/oregano/. Acesso em: 2 abr. 2024.
MARGÃO. Oréganos. Disponível em: https://www.margao.pt/historias-de-sabor/origem/oregaos. Acesso em: 04 maio 2024.
UFSC. Horto didático de plantas medicinais — HU/CCS. Disponível em https://hortodidatico.ufsc.br/oregano/. Acesso em: 2 abr. 2024.USP. Espaço interativo de Ciências.
Plantas — jardim medicinal: orégano. Orégano. 2020. Disponível em: https://eic.ifsc.usp.br/oregano/.Acesso em: 02 abr. 2024.