Nome científico: Caesalpinia echinata Lam
Nomes populares: ibirapitanga, paubrasilia, orabutã, muirapiranga, pau-rosado (IBC).

Origem: Brasil, nativa da mata atlântica.
Uso popular: Esta espécie foi amplamente explorada para diversos usos: da madeira, considerada nobre, por ser pesada, dura e resistente, que foi muito usada na construção civil e naval; e também pela extração da tintura vermelha, para pinturas diversas.
Formas de Cultivo: Seu cultivo deve ser feito em solo arenoso e bem drenado, além de seu crescimento apreciar o sol pleno. A luminosidade influencia positivamente no desenvolvimento das flores e dos frutos do pau-brasil. Além disso, as regas devem ser frequentes, mas sem encharcar o solo e suas florações são amareladas e ocorrem no período de setembro a outubro.
Propagação: estaquia e sementes
Curiosidades: Em 2004 essa espécie entrou oficialmente na lista de árvores ameaçadas de extinção. Hoje, o pau-brasil encontra-se protegido por lei e não pode ser cortado para fins de florestas comerciais. Seu uso é permitido apenas para fabricação de arcos de violino.
Referências:
PLANTEI. Pau-brasil: aprenda a cultivar. Blog Garden Center. 2020. Disponível em: https://blog.plantei.com.br/pau-brasil-aprenda-a-cultivar/. Acesso em: 02 mar. 2024.