Nome científico: Stachys byzantina K. Koch
Nomes populares: lambarizinho, lambari-de-folha, pulmonária e orelha-de-lebre.

Origem: Turquia, da região do Cáucaso e da Ásia Central.
Uso popular: considerada uma planta alimentícia não convencional (PANC), é comumente utilizada na culinária a base de plantas, conhecida como uma substituição ao peixe, por isso o seu nome popular “peixinho da horta”.
Formas de Cultivo: o ideal é optar por locais de clima ameno, uma vez que a planta não tolera calor excessivo e tem seu crescimento limitado acima de 35 °C. Já o solo para cultivo deve ser leve, bem drenado e com bom teor de matéria orgânica. Por isso, no período mais quente e chuvoso, uma alternativa é fazer o enraizamento das mudas em recipientes à sombra.
Colheita: Sua colheita pode ser feita após 60 dias do plantio, quando as plantas atingem no mínimo 10cm de tamanho.
Propagação: a propagação é feita pelo desmembramento de propágulos das touceiras, plantando- se as mudas diretamente em canteiros semelhantes aos utilizados para hortaliças como a alface.
Plantas companheiras: não temos informação
Curiosidades: O peixinho-da-horta era conhecido como pulmonária pelos antigos, devido às propriedades medicinais da planta, indicada para problemas pulmonares.
Referências:
EMBRAPA. Hortaliças não convencionais, hortaliças tradicionais: peixinho. Brasília: Embrapa Hortaliças, 2018. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1071184/hortalicas-nao-convencionais-hortalicas-tradicionais-peixinho. Acesso em: 25 jun. 2024.
PLANTEI. Peixinho da horta: aprenda sobre o cultivo dessa planta rica em fibras. Blog Garden Center. 2019. Disponível em: https://blog.plantei.com.br/peixinho-da-horta-aprenda-sobre-o-cultivo-dessa-planta-rica-em-fibras/. Acesso em: 02 mar. 2024.