Nome científico: Sonchus oleraceus
Nomes populares: chicória-brava, ciúmo, serralha-lisa.

Origem: Europa (EMBRAPA, 2024).
Uso popular: considerada uma PANC- Plantas alimentícias não convencionais, as folhas de serralha são consumidas como salada, em substituição à alface, tendo um sabor semelhante à escarola (EMBRAPA, 2024).
Formas de Cultivo: Em relação ao seu plantio, é uma planta que prefere clima ameno, de modo que, temperaturas muito baixas e dias curtos, podem inviabilizar seu desenvolvimento. Solo arenoso-argiloso, com bastante matéria orgânica e boa drenagem, é a condição ideal para seu cultivo (EMBRAPA, 2024).
O recebimento de luz solar direta durante algumas horas do dia, e irrigação que mantenha o solo sempre úmido, mas não encharcado é a recomendação para garantir um bom desenvolvimento desta planta (EMBRAPA, 2024).
Colheita: Inicia-se a colheita entre 50 e 60 dias após a semeadura, quando as folhas estão bem desenvolvidas e ainda tenras. É feita pelo destaque das folhas mais velhas em sucessivas colheitas ou pelo corte da planta inteira antes do florescimento (EMBRAPA, 2024).
Propagação: sementes.
Plantas companheiras: picão branco, Corda- de- viola e Capim caninha (EMBRAPA, 2024).
Curiosidades: A origem do nome “serralha” vem das folhas em formato de lança, e de bordas serrilhadas ou dentadas, como se tivessem sido recortadas. Na medicina popular é indicada para problemas gástricos (EMBRAPA, 2024).
Referências:
EMBRAPA. Serralha. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1071191/hortalicas-nao-convencionais-hortalicas-tradicionais-serralha. Acesso em: 25 mar. 2024.