Nome científico: Thymus vulgaris
Nomes populares: Timo, tomilho-comum.

Origem: região do Mediterrâneo (Europa).
Uso popular: Muito utilizado como condimento em diversas receitas, devido ao seu sabor com traço, apimentado e mentolado.
Formas de Cultivo: Em relação ao cultivo desta planta, indica-se um solo arenoso e drenado. Ademais, por ser uma planta que precisa de poucos nutrientes para sobreviver, a adubação se faz necessária uma vez por ano, com utilização de compostos orgânicos, como húmus e minhocas.
Sobre a luminosidade, o tomilho prefere luminosidade direta, de pelo menos quatro horas diárias. Além disso, é uma planta que não necessita de muita irrigação, podendo, inclusive, morrer por excesso de água, portanto, é recomendável regá-la apenas quando o solo estiver seco.
Colheita: indica-se que seja feita apenas nos ramos exteriores, mantendo as folhas mais novas.
Propagação: semeadura, estaquia e divisão de touceiras.
Plantas companheiras: Alecrim e sálvia.
Curiosidades: Durante a idade média o tomilho era utilizado por guerreiros Gregos e Romanos, através de banhos e customização de roupas, por ser considerada uma planta fornecedora de força, sabedoria e bravura, inclusive Thymus, o nome do gênero, vem da palavra grega thymon que significa coragem. No Egito antigo, em razão de suas propriedades antissépticas, antifúngicas e preservativas, o tomilho era uma das ervas utilizadas no processo de embalsamamento.
Referências:
CEPLAMT/UFKG.https://www.ufmg.br/mhnjb/ceplamt/bancodeamostras/tomilho-partes-aereas/
INGREDIENTE DA VEZ. INGREDIENTE DA VEZ: TOMILHO. Disponível em: http://ingredientedavez.com.br/ingrediente-da-vez-tomilho/. Acesso em: 27 abr. 2024.
PLANTEI. Como plantar tomilho. Blog Garden Center. Disponível em: https://blog.plantei.com.br/como-plantar-tomilho/. Acesso em: 23 abr. 2024.