Equipe Anterior


Alexandre Barbosa Pereira (lattes)
abpereira@unifesp.br

Professor Adjunto do Curso de Ciências Sociais da Unifesp, Campus Guarulhos. Graduado (Bacharelado e Licenciatura) em Ciências Sociais pela USP. Mestre (2005) e Doutor (2010) em Antropologia Social pela USP. Pesquisador associado ao Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana da USP, ao Grupo de Pesquisas Visuais e Urbanas da UNIFESP e ao Laboratório Interdisciplinar de Ciências Humanas, Sociais e Saúde da UNIFESP. Desenvolve pesquisas nas áreas de Antropologia Urbana, Antropologia da Educação e Antropologia da Juventude, sobre os seguintes temas: espaço urbano, práticas culturais juvenis, corporeidades, escolarização, letramentos sociais e novas tecnologias da informação e da comunicação. Autor do livros: “A Maior Zoeira” na Escola: Experiências Juvenis na Periferia de São Paulo e Um rolê pela cidade de riscos: leituras da piXação em São Paulo. Pesquisa: Práticas culturais juvenis: Modos de ser, estar e representar na metrópole

Alexsânder Nakaóka Elias (lattes)
e-mail: alexdefabri@yahoo.com.br

Jornalista, fotógrafo, produtor audiovisual e antropólogo, graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008). É mestre pelo Programa de Pós-graduação em Multimeios (Fotografia e Cinema), do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutor em Antropologia Social, com ênfase em Antropologia da Imagem, pelo Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, ambas as pesquisas financiadas pela FAPESP. Estuda temas relacionados com a Arte, a Imagem (Fotografia, Cinema, Desenho, Vídeo, etc.), a Antropologia Visual e da Imagem, religião, simbolismo, rituais, narrativas visuais e verbais e cultura japonesa. Atualmente, seu foco volta-se para as relações entre as noções e os conceitos de “experiência” e “experimentação” e nas reflexões acerca das potencialidades da “montagem” de “grafias” como metodologia e epistemologia na confecção do saber etnográfico-antropológico. É membro do Laboratório Antropológico de Grafia e Imagem (LA’GRIMA/UNICAMP), do Núcleo de Antropologia Visual (NAVISUAL/UFRGS), do Grupo de Estudos Visuais e Urbanos da Unifesp (VISURB/UNIFESP) e pesquisador colaborador do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som (LEPPAIS/UFPel). 

Pesquisa: Dupla Imagem, Duplo Ritual: A Fotografia E O Sutra Lótus
Primordial
.


Alice Vasconcelos (lattes)
e-mail: vasconcelos_alice@hotmail.com

Aluna do curso de graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH/UNIFESP) e integrante do VISURB desde 2019. Atualmente, desenvolve pesquisa nas áreas de Antropologia Urbana e Antropologia Visual. É também fotógrafa, formada pela Escola Panamericana de Arte e Design em 2018.


Allan Cunha (site)
e-mail: aallancunha@gmail.com

Artista Visual, Fotógrafo e Cineasta, integra os coletivos CPdoc Guaianás (Centro de Pesquisa e Documentação Histórica Guaianás), Lentes Periféricas (Coletivo de Audiovisual), e VISURB (Grupo de Pesquisas Visuais e Urbanas). Graduado em Fotografia, desenvolve trabalhos autorais de fotografia artística e documental, participou de mostras fotográficas em diferentes estados brasileiros, entre elas a 8a Edição do Festival de Fotografia de Tiradentes (Foto em Pauta) com a coletiva “Imagens Para o Amanhã” em 2018, Minas Gerais – MG. Jurado convidado pelo Curta-Suzano (Mostra de Curta-Metragem do Alto-Tiete) 2018, Suzano – SP. No cinema produziu e realizou direção de fotografia para curtas e longa-metragens, como o documentário “Que os Olhos Ruins Não te Enxerguem” de 2019, premiado como Melhor Longa-Metragem Brasileiro pelo júri e pela crítica no 13a Festival For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero em 2019 em Fortaleza – CE. Vive e trabalha em São Paulo – SP.


Ana Lídia de Oliveira Aguiar (lattes)
e-mail: analidiaaguiar@gmail.com

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Bacharelada e licenciada na mesma área. Atua principalmente nas áreas da educação formal e informal com jovens e adultos ministrando aulas de sociologia nas redes particular e estadual. Também desenvolve pesquisas na área científica de antropologia da imagem, antropologia e sociabilidade urbana, com ênfase em fluxos migratórios, trabalhos informais e transformações urbanas na Região Metropolitana de São Paulo. Na Unifesp faz parte do Grupo de Estudos Visuais e Urbanos e do Núcleo de Estudos Fronteiriços. Atualmente leciona Sociologia como professora efetiva da rede estadual de ensino em São Paulo.

Pesquisa: Entre o Comércio Informal e as Margens do Ilegal: Práticas de Trabalho na Rua 25 de Março.


Bárbara Côrtes Loureiro (lattes)
e-mail: l.barbaracortes@gmail.com

Mestranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP – 2017), participa do Visurb desde 2020. Sua pesquisa em andamento aborda práticas verticais desportivas e artísticas em São Paulo, e seu potencial ressignificador sobre os usos dos espaços. Título do projeto: “Pendências: como corpos que se penduram usam e fazem a cidade”. Desenvolve também um trabalho de investigação de alternativas para construção de autonomia corporal na cidade, por meio do projeto autoral Seu Movimento.

Pesquisa: Pendências: como corpos que se penduram usam e fazem a cidade.


Bárbara Sá (lattes)

Mestranda em Ciências Sociais na linha de “Arte, Cultura e Teoria Social” e bacharel/Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo, atuou principalmente nas áreas de antropologia urbana, antropologia visual e sociabilidade urbana.

Pesquisa: Bairro dos Pimentas (SP): Memórias, imagem e imaginário urbano sob constantes transformações.


Bruno Puccinelli (lattes)
e-mail: monobruno@hotmail.com

Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo – Unifesp, produz investigações acerca de temas como relações de poder e diferença em congruência com gênero e sexualidade no contexto urbano. Atualmente é membro do PAGU (Núcleo de Estudos de Gênero) e participa do VISURB (Grupo de Pesquisas Visuais e Urbanas) e do GEAC (Grupo de Estudos de Antropologia da Cidade). Também é um dos fundadores do MAPÔ – Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero, Raça e Sexualidades da Unifesp e um dos fundadores da Pensata – Revista dos alunos de Pós-graduação em Ciências Sociais da Unifesp.

Pesquisa: Se esta rua fosse minha: sexualidade, espaço urbano e identidade na rua gay de São Paulo.


Carolina Alves de Brito L. Oliveira (lattes)
e-mail: ca_alvesb@hotmail.com

Bacharel/Licenciada em Ciências Sociais pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH/UNIFESP). É membro do Grupo de Pesquisas Visuais e Urbanas (VISURB), coordenado pela Profa. Dra. Andréa Claudia Miguel Marques Barbosa na EFLCH/UNIFESP desde seu início. Atua principalmente na área da Antropologia e onde esta disciplina busca estabelecer um diálogo com as manifestações artísticas como o cinema, o teatro e as artes plásticas.

Pesquisa: Deslocamento e grafite: encontros no espaço da metrópole de São Paulo.


Denise de Paula S. Ferreira (lattes)
e-mail: denise.silvaferreira@hotmail.com

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de São Paulo. É membro do Visurb desde 2013, bolsista do projeto de extensão Pimentas nos olhos não é refresco em 2013 e 2014 e foi colaboradora do Jornal Cultural O Pimenteiro.

Pesquisa: Fotografia, Desenho e Palavra: Estudo sobre progressão referencial em “O fotógrafo – Uma história no Afeganistão”.


Fábio da Silva Santos (lattes)
e-mail: fabinho_clan@yahoo.com.br

Graduado em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo. É membro do Visurb desde 2013, bolsista do projeto de extensão Pimentas nos olhos não é refresco em 2014 e 2015.


Felipe de Souza Pinto (lattes)
e-mail: felipedesouzapinto@gmail.com

Mestrando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), bacharel em Sociologia e Política (2010) pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Na graduação pesquisou o modelo de realidade construída pela cosmovisão criacionista e na pós-graduação analisa as formas de sociabilidade (lazer e festa) de estudantes da periferia de São Paulo.

Pesquisa: Social, rolê e party: três formas de sociabilidade de estudantes do Capão Redondo.


Felipe Silva Figueiredo (lattes) e-mail: felipe.figueiredo@unifesp.br

Mestrando no Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Unifesp e bolsista FAPESP, e desenvolve a pesquisa intitulada “Infraestruturas, Pandemia e Sociedade: efeitos do COVID-19 no setor elétrico brasileiro”. Possui bacharelado em Ciências Sociais pela mesma instituição. É membro do VISURB desde 2016. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Visual, Etnologia e CTS (ciência, tecnologia e sociedade).

Pesquisa: Infraestruturas, Pandemia e Sociedade: efeitos do COVID-19 no setor elétrico brasil


Fernanda Oliveira Silva (lattes)
e-mail: fernandaoliveira.sociais@gmail.com

Mestre em Ciências Sociais pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH/UNIFESP), bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Marília. Integrante do Grupo de Pesquisas Visuais e Urbanas (VISURB), na EFLCH/UNIFESP. Desenvolve pesquisa na área da Antropologia com ênfase em Antropologia Visual e Etnologia Indígena, atuando principalmente com os seguintes temas: povo Xavante, rituais, cinema, alteridade e comunicação intercultural.

Pesquisa: O cinema indigenizado de Divino Tserewahú.


Gustavo Zavitoski (lattes)
e-mail: gzavitoski@gmail.com

Graduado em Ciências Sociais na Universidade Federal de São Paulo e Integrante do VISURB desde 2019. Foi bolsista e realizou o projeto de extensão “Cine IF” pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, com ênfase no debate e crítica de filmes, integrando a população local e o instituto. Desenvolveu um projeto de pesquisa nas área de antropologia social e visual, com a proposta de uma captação, numa perspectiva construída intersubjetivamente através da fotografia, dos diferentes olhares e das diferentes perspectivas sobre a sociedade.

Pesquisa: A sociedade nas suas multiplicidades: Perspectivismo antropológico, fotografia e os entreolha


Guilherme Stoner (lattes)
e-mail: guilhermestoner@yahoo.com.br

Graduado em Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo e professor de sociologia do ensino médio da rede pública estadual. Membro do VISURB desde 2008 e bolsista no projeto de extensão “pimentas nos olhos não é refresco” no período de agosto de 2009 a maio de 2010, e de agosto de 2011 a junho de 2012. Atualmente é graduando em Pedagogia pela Universidade Federal de São Paulo e professor supervisor do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de ciências sociais.


Guilherme Kazuo Lopes Yokote (lattes)
e-mail: guilhos@gmail.com

Mestrando em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo; graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo. Integra o Grupo de Estudos Visuais e Urbanos (Visurb/Unifesp) e o Grupo de Antropologia Visual (Gravi/USP), junto ao qual participa de projeto temático da FAPESP. Atua na área de Antropologia Urbana/Visual e Sociologia da Cultura. Atualmente desenvolve pesquisa relacionada aos seguintes eixos temáticos: práticas culturais juvenis, consumo, audiovisual.

Pesquisa: O mundo dos nerds: imagens, consumo e interação.

Ingrid Guimarães (lattes)
ingrid.guimaraes98@gmail.com

Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) desde 2018. Integrante do VISURB desde 2020. Atualmente integra a comissão editorial do VISURBLOG. Desenvolve pesquisa nas áreas de sociologia e antropologia urbana. Atualmente, se dedica ao estudo de políticas públicas de incentivo à cultura na periferia de São Paulo.

Isabelle de Moura (lattes)
e-mail: isabelle.moura@unifesp.br

Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EFLCH). Atualmente, desenvolve sua monografia na área de Antropologia Visual, com ênfase na fotografia feminina de Graciela Iturbide e a questão matriarcal acerca de Juchitán de Zaragoza, em Oaxaca, México. Integrante do Grupo de Pesquisas Visuais e Urbanas (Visurb) desde 2020.

Pesquisa: A poética antropológica de Graciela Iturbide e o refúgio matriarcal mexicano presente em Juchitán de las mujeres.


Janaína Sant’ Ana de Andrade (lattes)
e-mail: andradejanaina@hotmail.com

Possui mestrado e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), atualmente é aluna do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais na mesma universidade. É integrante do VISURB (Grupo de Pesquisas Visuais e Urbanas da UNIFESP) desde 2013. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Visual e Antropologia do Espaço, atuando principalmente nos seguintes temas: Cinema, Cidades e Deslocamentos. Pesquisa: O Espaço na Antropologia: Caminhadas Fílmico Antropológicas

Pesquisa: Antropologia em movimento: mulheres, espaço e deslocamento no cinema como lugar etnográfico.


Joice Oliveira (lattes)
e-mail: joiceop@gmail.com

Aluna de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo. Pesquisadora do VISURB (Pesquisas Visuais e Urbanas) e do GLATPACHI (Grupo de Leitura Arte, Técnica e Política: as Ciências Humanas e a Imagem) desde 2011. Tem experiência na área de Sociologia e Cinema, em que atualmente pesquisa construção da imagem da mulher.

Pesquisa: O olhar masculino como formador da representação da mulher no cinema: o caso do filme noir.


​Juliane Domingos Yamanaka (lattes)
e-mail: julidyama@yahoo.com.br

Possui mestrado em Ciências Sociais pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Graduação (Bacharel/Licenciatura) em Ciências Sociais pela mesma universidade. Tem experiência nas áreas sobre velhice, antropologia visual, cinema e sociabilidade urbana. Atualmente é membro do Grupo de Pesquisas Visuais e Urbanas (VISURB).

​Pesquisa: Ser Velho: a construção das velhices em três filmes brasileiros.


Kassia Beatriz Bobadilla (lattes)
e-mail: kabeatriz@gmail.com

Graduada em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (2011), possui Especialização em Psicossociologia da Juventude e Políticas Públicas pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2014). Atualmente, é aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo, desenvolvendo pesquisa nas áreas de Antropologia Urbana e Antropologia da Política. Tem como temas de interesse: ação coletiva, política e dinâmicas sociais nas periferias urbanas, juventudes e políticas públicas.

Pesquisa: Nas tramas da política: Uma etnografia da ação coletiva na favela da Vila Prudente.


Lindolfo Campos Sancho (lattes)
e-mail: lindolfocampos@gmail.com

Mestre e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), é também membro do Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico, Documental, Artístico e Cultural de Diadema (CONDEPAD) desde 2013. Desenvolve desde a graduação pesquisas em Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana, Antropologia do Espaço e Patrimônio Cultural.

​Pesquisa: Narrativas para a cidade: sobre a formação e os usos do patrimônio cultural em Diadema.

Lucas Oliveira (lattes)

Fotógrafo, Designer Gráfico, membro do VISURB desde 2019. Um amante da fotografia P&B, tem se dedicado aos estudos da Fotografia Urbana e Arquitetônica. Atualmente, bolsista de IC EM atatuante no projeto Pimenta nos Olhos – corpocidade.

Marcio Rodrigo da Silva Barros
e-mail: aquariusmrb@gmail.com

Mestre em Psicologia e Desenvolvimento de Políticas Públicas na Universidade Católica de Santos (Mestrado Profissional), Psicólogo (Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação), membro da Rede Clínica do Laboratório Jacques Lacan (projeto de extensão do Departamento de Psicologia Clínica do IP-USP), graduando em Geografia (Universidade de Brasília), graduado em História (Universidade Gama Filho). Estuda temas ligados a Psicanálise, a filmografia de Kleber Mendonça Filho e discriminação social nas cidades brasileiras.


Maria Fernanda Cardoso de Assis (lattes)
e-mail: m.f.c.assis@gmail.com

Graduanda em Geografia pela Universidade de São Paulo, foi participante do projeto de extensão “Pimentas nos Olhos” realizado em 2019 com a temática “CORPOCIDADE”.


Nathália Ract
e-mail: nathalia.ract@gmail.com

​Graduanda em História na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Atualmente é bolsista do VISURB- Grupo de Pesquisas Visuais e urbanas. É integrante do projeto de extensão Pimentas nos olhos desde agosto de 2017; É parte da equipe de construção do LAVE- Laboratório de Áudio Visual da Unifesp desde 2016.


Paula Harumi Kakazu (lattes)
e-mail: harumikkz@gmail.com

Graduada em Ciências Sociais pela Escola de Filosofia Letras e Ciências Humanas- EFLCH, UNIFESP em 2012, onde desenvolveu a pesquisa “Grafite Hip Hop e processos de mobilização política entre os jovens moradores do Bairro Pimentas, Guarulhos”. A dois anos é membro do grupo de pesquisas de Estudos Visuais e Urbanos- VISURB. Atualmente realiza o mestrado pelo Programa de Pós Graduação de Ciências Sociais da EFLCH- UNIFESP, sua pesquisa pretende estudar a relação entre os jovens e o movimento Hip Hop na atualidade.

Pesquisa: Graffiti Hip Hop e a mobilização política dos jovens moradores do Bairro dos Pimentas, Guarulhos.


​Rafael Acácio de Freitas (lattes)
e-mail: rafael.freitasde@gmail.com

Pós-graduando em Ciências Sociais na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH – Unifesp). Bacharel em Economia e Relações Internacionais pela Falculdade de Campinas (Facamp). Pesquisa, atualmente, na área de Antropologia, num cruzamento entre as vertentes urbana e visual, a percepção e constituição dos espaços públicos urbanos a partir de intervenções gráficas como os graffiti e pichações.

Pesquisa: Intervenções gráficas no espaço público urbano: uma abordagem etnográfica da cidade de São Paulo.


Rodrigo Frare Baroni (lattes)
rodrigof.baroni@gmail.com

Bacharel e Mestre em ciências sociais pela Universidade Federal de São Paulo, desenvolve pesquisas no âmbito da Antropologia Visual com particular ênfase em fotografia e cinema. Debruça-se sobre as imagens a partir de uma perspectiva transdisciplinar com a qual aborda temas que giram entorno das relações entre estética e política.

Pesquisa: Habitar Um Mundo De Imagens: Reflexões Sobre Os Sentidos E Sobre A Imaginação Por Meio Das Fotografias De Evgen Bavcar


Sofia Fernandes (lattes)
fernandes.sofia@unifesp.br

Graduanda em Ciências Sociais pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EFLCH). Atualmente desenvolve sua monografia na área de Antropologia Urbana, com objetivo de compreender o impacto da construção do monotrilho linha prata nas dinâmicas da Região Sapopemba. Integrante do Grupo de Pesquisas Visuais e Urbanas (Visurb) desde 2022. Atuou de 2019 a 2022 como monitora no Laboratório de Educação Infantil (LABEI), a Brinquedoteca Universitária da EFLCH.


Thainá Batista da Silva (lattes)
thaibatista29@gmail.com

Graduada em Ciências Sociais – Licenciatura pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) com ênfase em Sociologia e Cinema. É integrante do VISURB desde 2018. Teve como objeto de pesquisa na graduação o filme “Tropa de Elite” (2007) e seu campo de interesse na Sociologia e Cinema é estudar as relações sociais violentas e suas diferentes narrativas na sétima arte. É autora do blog Sociologia e Cinema. Relizou uma pesquisa com o tema Sucesso nacional: violência estatal e relativização do racismo como narrativas do filme Tropa de Elite

Pesquisa: Tropa de Elite: banalização da violência e a “necropolítica” do Estado.


Tamires Rodrigues Alves (lattes)
e-mail: ra.tamires@gmail.com

Graduanda em Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH/UNIFESP). É membro do Visurb desde 2016, foi bolsista de extensão em 2016 desenvolvendo o Antimanual do projeto “Pimentas nos olhos não é refresco”, e em 2017 foi bolsista pelo projeto Pimentas nos Olhos “Lixo zero e Cidadania”.


Thales Augusto Bernardes (lattes)

Cientista Social, licenciado e bacherelado pelo departamento de Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) é membro e pesquisador do grupo de Antopologia Urbana e Visual da mesma instituição – VISURB – bem como, é um dos membros-fundadores do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Raça, Gênero e Sexualiades da UNIFESP, o MAPÔ.

Pesquisa: Otakus: Um muito do Japão nos jovens de São Paulo