Equipe Atual


Andréa Barbosa (lattes) – Coordenadora
andrea.barbosa@unifesp.br

Antropóloga, Professora Associada do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP, Andréa é mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ (1994) e doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo/USP (2003). Pesquisadora do Grupo de Antropologia Visual da USP desde 1996 onde participou de 3 projetos temáticos da FAPESP e realizou Pós-doutorado sobre as relações entre imagem, memória e experiência urbana. Integra a equipe editorial da Revisa GIS – Gesto Imagem e Som da USP desde sua criação. Na UNIFESP, coordena desde 2007 o VISURB- Grupo de Estudos Visuais e Urbanos. Foi membro das comissões de Antropologia Visual da ABA-Associação Brasileira de Antropologia, da Comissão de audiovisual da ANPOCS. É autora dos livros São Paulo Cidade Azul (Alameda/FAPESP, 2012) e Antropologia e Imagem (Zahar, 2006); é organizadora e autora dos Livros A Experiência da Imagem na Etnografia (Terceiro Nome, 2016), Ciências Sociais em Diálogo (Ed. UNIFESP, 2014), Imagem-conhecimento (Papirus, 2009), Escrituras da Imagem (EDUSP, 2004). Dirigiu os documentários  O resto é o dia a dia (2001, Prêmio Realidade Brasileira no Festival de Cinema Universitário do Rio de Janeiro), No canto dos olhos (2006), Em(si)mesma (2006, Prêmio da Associação Brasileira de Documentaristas no Festival Internacional do filme Etnográfico), Caminhos da Memória: Miriam Moreira Leite (2007) e Pimentas nos olhos (2015). Em 2015, atuou como Visiting Scholar na SAME- School of Anthropology & Museum Ethnography, Oxford University. 
Desenvolve pesquisas nas áreas de Antropologia Visual e Antropologia Urbana.


Andrea Silva D’Amato (lattes)
andrea@andreadamato.com.br

Doutoranda e mestra em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia da Imagem pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Possui pós-graduação com especialização em Fotografia Contemporânea pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) e graduação em Comunicação Social (Jornalismo e Produção Editorial) . É pesquisadora do Visurb – Grupo de pesquisas sociais e urbanas da UNIFESP desde 2018 onde também colabora com o projeto de extensão “Pimenta no olhos” e foi uma das roteiristas do filme “Corpocidade”, vencedor em quatro categorias no 4º Festival e Mostra de Audiovisual do NUPEPA/ImaRgens. Seu trabalho aproxima procedimentos antropológicos e artísticos e busca contribuir com a produção de concepções teóricas acerca das possibilidades da imagem e do fazer fotográfico pautadas por epistemologias não ocidentais. Tem experiência nas áreas de comunicação, Jornalismo, Produção Editorial, Arte e Antropologia da Imagem, atuando principalmente nos seguintes temas: artes visuais, fotografia contemporânea, narrativas visuais, livros de artistas, viagens, cultura e festas populares, religiões de matriz africana, ancestralidade, arquivos e memória.

Pesquisa: Babá Egún, imagens e outras forças no Ilé Omo – Agboulá (Itaparica/BA)


Dayane Fernandes (lattes)
fernandes.dayane@gmail.com

Mestra (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Bacharela em Ciências Sociais (2016) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Integrou o Núcleo de Antropologia do Direito (NADIR) da USP participando de pesquisa sobre percepções de Direitos Humanos em escolas públicas estaduais paulistas. Fez Iniciação Científica pelo Departamento de Antropologia desta universidade sobre as artes produzidas nas periferias de São Paulo, tendo como recorte analítico o Encontro Estéticas das Periferias. Atualmente participa do Grupo de Pesquisas Visuais e Urbanas (VISURB) e do Coletivo Estudos do Corpocidade (Cóccix).

Pesquisa: Fala Guerreira: imagens e narrativas de mulheres periféricas na cidade de São Paulo.


Debora Costa de Faria (lattes)
faria.debc@gmail.com

Possui bacharelado e licenciatura pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH/Unifesp), onde desenvolveu entre os anos de 2009 e 2010 a pesquisa “Jean Rouch: a antropologia encontra o cinema no processo de (re)conhecimento, (re)construção e representação do outro”. Em 2014 obteve o título de mestre pela mesma instituição com a dissertação  “O local e o global no funk brasileiro e no kuduro angolano”. É membro do VISURB desde 2007, grupo no qual atua nas áreas de antropologia visual e urbana. No momento, é aluna de pós-graduação do curso Cultura, Educação e Relações Étnico-Raciais do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação da Universidade de São Paulo (CELACC – ECA/USP).

Pesquisa: O local e o global no funk brasileiro e no kuduro angolano.


Edgar Teodoro da Cunha (lattes) – Pesquisador Associado

Professor do Departamento de Ciências Sociais da UNESP (Campus Araraquara) e faz parte do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais na mesma instituição. Possui mestrado (2000) e doutorado (2005) em Antropologia Social e Pós-Doutorado (2009-10), na Universidade de São Paulo. Em 2015 foi Visiting Scholar na University of Oxford. Atualmente coordena o NAIP – Nœcleo de Antropologia da Imagem e Performance, na UNESP, e pesquisador associado do VISURB – Grupo de Pesquisas Visuais e Urbanas da UNifesp, do GRAVI – Grupo de Antropologia Visual e do NAPEDRA – Nœcleo de Antropologia da Performance e do Drama, ambos da USP. Autor de “índio imaginado” (Alameda, 2016), co-autor do livro “Antropologia e Imagem” (Zahar, 2006), e co-organizador das coletâneas “Escrituras da imagem” (Edusp, 2004) e “Imagem-conhecimento” (Papirus, 2009) e “A experiência da imagem na etnografia” (Terceiro Nome, 2016). Dirigiu ainda os documentários “Jean Rouch, subvertendo fronteiras” (2000), “Ritual da Vida” (2005) e “Mbaraká, a palavra que age” (2011). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Visual, Performance, Etnologia e Teoria Antropológica, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de imagem, Bororo, Ritual, Performance, Cinema, Documentário, Filme Etnográfico, Fotografia, Iconografia, Memória, Patrimônio.


Eduardo Fernandes (lattes)
eduardofernandessoc@gmail.com​

Mestre e doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo, bacharel e licenciado na mesma área pela Universidade Federal de Uberlândia. Pesquisador membro do Grupo de Pesquisas Visuais e Urbanas da UNIFESP (VISURB). Professor de Arte na rede municipal de São Paulo. Produtor, roteirista, debatedor e etnógrafo no projeto/documentário “Olhares e Trajetos sobre a Serra” contemplado pela Lei Aldir Blanc/2020. Tem como áreas de interesses a Antropologia Urbana e Antropologia da Juventude, com artigos publicados sobre os temas: etnografia, práticas culturais juvenis e cidade.

Pesquisa: Rolê no ABC: etnografia de práticas culturais juvenis no ABC Paulista


Erika Paula do Santos (lattes)
euerikapaula@yahoo.com.br

Mestre em Ciências Sociais, possui bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (2012). Teve experiência de pesquisa na graduação, principalmente na área de Antropologia Urbana e Antropologia Visual, com financiamento de bolsa PIBIC e PBEX. Integrante do VISURB (Grupo de estudos visuais e urbano da UNIFESP) desde 2010 participa da elaboração e realização de projetos como “Pimentas nos Olhos não é Refresco” e “Mostra Etnodoc”.

Pesquisa: Festa no céu: as relações de sociabilidade construídas pelos “baloeiros” na cidade de São Paulo.


Fernanda Conceição Matos (lattes)
sorriso.fernanda@gmail.com

Possui mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais (2011). Teve experiência de pesquisa na graduação, principalmente nas áreas de sociabilidade, juventude, lazer e periferia. Integrante do VISURB (Grupo de estudos visuais e urbano da UNIFESP) desde 2008. Foi bolsista do projeto de extensão “Pimentas nos Olhos não é Refresco” (2009 e 2011).

Pesquisa: Periferia, Potência e Cultura: coletivos culturais no Bairro dos Pimentas.


Fernando José Filho (lattes)
f.filho@usp.br

Mestre e graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo. Integrante do VISURB desde 2010. Na trajetória deste grupo foi bolsista no projeto de extensão “Pimentas nos olhos não é refresco”, entre agosto e novembro de 2013. Como estudante de graduação desenvolveu pesquisa de iniciação científica sobre a relação entre cinema, identidade urbana e construção moderna da cidade de São Paulo. Como resultado apresentou a monografia final “A Memória de uma nova cidade nas telas do cinema – São Paulo: sociologia, cinema e memória” (2014). No mestrado desenvolveu a pesquisa, “O pensamentos ‘sexual’ brasileiro – a sexualidade melancólica na formação social brasileira” (2019), em uma proposta que envolve relação entre raça, cultura, desejo e formação sócio cultural brasileira. Atualmente mantém interesse em assuntos que envolvem os temas desenvolvidos em suas pesquisas na graduação e mestrado. É membro, também do coletivo CPDOC (Coletivo de Pesquisa e Documentação Guaianás) que se propõe pesquisar, debater, organizar e divulgar ações sobre memória, história e patrimônio dos bairros do extremo leste da cidade de São Paulo. Em 2021, ingressou no  doutorado de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP), desenvolvendo uma pesquisa sobre o pensamento social em Manuel Querino. No ano de 2023, escreveu um capitulo entitulado  “Melancolia sexual em Paulo Prado”, presente no livro Sociedade e Cultura: estudos de sociologia dos processos simbólicos.

Pesquisa: O pensamento “sexual” brasileiro a sexualidade melancólica na formação social brasileira.


Fernando Monteiro Camargo (lattes)
camargo.fmc@gmail.com

Doutorando em Ciências Sociais na Unicamp, Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), tem especialização em Gestão Cultural pelo SENAC e é graduado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas. Participa do Grupo de Pesquisas Visuais e Urbanas da Unifesp (Visurb) e do Laboratório de Estudos Socioantropológicos sobre Tecnologias da Vida (Labirinto). Atualmente, tem interesse principalmente nas relações entre: experimentações etnográficas, etnografia, escrita e imagem, desenho e fotografia, humanos e não-humanos, espacialidades e temporalidades.

Pesquisa: Nas margens do rio Piracicaba: o pescador e outras temporalidades da Rua do Porto.


Gabriela Alves Carvalho (lattes)
alves.gabriela@unifesp.br

Mestranda em Antropologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde desenvolve a pesquisa “Canudos apesar de tudo: diálogos entre corpos, imagens e memórias”. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É formada em Bateria pela Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP Tom Jobim). Foi bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq entre os anos de 2018 e 2019, com pesquisa intitulada “Carandiru: a ausência como política na construção de um espaço público em São Paulo”. É, também na UNIFESP, integrante do Grupo de Pesquisas Visuais e Urbanas (VISURB), com o qual produziu o filme Corpocidade, vencedor em quatro categorias no 4° Festival do Núcleo de Produção e Pesquisa em Audiovisual da USP em parceria com a Universidade Nova de Lisboa. É autora do ensaio visual “A ausência como representação: um ensaio sobre a memória Carandiru”, contemplado com o 2° lugar do Prêmio Pierre Verger 2020, concedido pela Associação Brasileira de Antropologia (ABA). Foi pesquisadora do Centro de Memória Urbana (CMUrb) entre os anos de 2020 e 2023, onde, entre 2022 e 2023, atuou também como assistente de acervo. Tem experiência nas áreas de Antropologia Urbana e Antropologia Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: imagens e memória; intersecções entre antropologia e práticas artísticas; experiências sensíveis e etnografia sensorial.

Projeto de pesquisa atual: Canudos apesar de tudo: diálogos entre corpos, imagens e memória


Gabriel Dominguez Cordeiro (lattes)
gabriel.dominguez@unifesp.br

Bacharel (2020) em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (EFLCH/UNIFESP), onde desenvolveu pesquisa na área de antropologia visual e fotografia. É integrante do Grupo de Pesquisas Visuais e Urbanas (VISURB) desde 2017. No momento, atua como professor da rede de ensino pública e privada do estado de São Paulo, lecionando Sociologia e Filosofia, bem como disciplinas eletivas que abordam a fotografia como linguagem que ajuda na reflexão e compreensão de si e do mundo.

Pesquisa: A construção das narrativas imagéticas da mídia sobre o maior desastre socioambiental do Brasil: o rompimento da barragem de Mariana um diálogo entre a antropologia visual e a antropologia dos desastres.


Gabriel Lopes Franco de Godoi lopes.gabriel@unifesp.br

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (EFLCH/Unifesp). Foi bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq com a pesquisa “Corpas em Operação: análise das fotografias de Juca Martins durante a Operação Rondão”, entre 2022 e 2023. Cursou Técnicas de Palco na SP Escola de Teatro e, atualmente, integra o Núcleo de Dramaturgia da Escola Livre de Teatro de Santo André.

Pesquisa: Corpas em Operação: análise das fotografias de Juca Martins durante a OperaçãoRondão


Kennedy Anderson da Silva Valério (lattes)
kennedyvster@gmail.com

É mestrando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EFLCH) e possui bacharel em Ciências Sociais (2022) pela mesma universidade. Membro do Grupo de Pesquisas Visuais e Urbanas (VISURB) desde 2019 e atualmente se dedica a área de Antropologia Social com ênfase em Teoria Etnográfica, Antropologia Visual, Fotografia e Memória.

Projeto de pesquisa atual: Guardiãs das Negras Memórias: Uma etnografia sobre fotografias de família, parentesco e suas materialidades


Marcela Roberta Guimarães Vasco (lattes)
marcelavasco.doc@gmail.com

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestra em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Araraquara. É integrante do Grupo de Pesquisas Visuais e Urbanas (VISURB) e foi pesquisadora do Laboratório Antropológico de Grafia e Imagem (LAGRIMA). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Visual, atuando principalmente nos temas Fotografia, Memória e Etnografia.

Pesquisa: Vidas em suspenso: imagens e narrativas de Bento Rodrigues (MG) depois do rompimento da barragem de fundão.

Marcel Cabral Couto (lattes)
e-mail: marcel.c.couto@gmail.com

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) . Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP). Ativista periférico pelo Forum de Cultura da Zona Leste. Atualmente Pesquisa a relação entre imagem, memória, corpo, doença e cidade no projeto Latinil-AIDS.

Pesquisa: A fotografia de Francisco du Bocage como invenção de uma ideia de lugar moderno em Recife 1892-1919.


Marcia Silva
marciacjs@yahoo.com

Formada em Marketing (2016) e Graduanda do último semestre de Ciências Sociais, pesquisadora em Antropologia Visual, Urbana e Meio Ambiente, desenvolvendo pesquisas na temática de relação entre o meio social e ambiental, tendo uma publicação sobre no site do Visurblog. Ganhadora na zona leste da segunda edição do prêmio “Memorabilia (2023)”, tendo uma parte da sua iniciação cientifica publicada no “Dicionários de Ruas de SP”. Compôs através de uma Oficina chamada: “Verdes Memórias (2023)” um material educativo para a Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz, faz parte da construção do foto filme “Fotoafetos” desde 2022 e atualmente também é Arte Educadora em um Museu de SP.


Milena Cidrão (lattes)
milenacidrao@outlook.com

Graduanda em Ciências Sociais pela UNIFESP de Guarulhos. Fotógrafa, membra do VISURB desde 2019. Tem se dedicado a estudos referentes às áreas de antropologia visual, antropologia urbana e sociologia da arte. Foi bolsista do projeto de extensão “Pimenta nos Olhos” em 2020, 2021 e 2022. Participou da comissão editorial do VISURBLOG e do filme FOTOAFETO. Atualmente, bolsista do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão do campus Guarulhos.


Rafa Ella Pinheiro (lattes)
arafapinheiro@visurb30_wp

Mestranda em Antropologia Social pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade de São Paulo (USP). Mestra em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (2022), especialista Lato Sensu em Sociopsicologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP (2018), e bacharela em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo sob a numeração profissional MTB 0076782/SP (2010). Fotógrafa e integrante dos grupos de pesquisa VISURB – Grupo de Estudos Visuais e Urbanos (PPGCS-UNIFESP/CNPq), AnCA – Antropologias, Corpos e Alteridades (PPGCS-UNIFESP) e NUMAS – Núcleo de Estudos sobre Marcadores Sociais da Diferença (PPGAS-USP). Na UNIFESP, desenvolvi uma pesquisa sobre a artista multimídia travesti Linn da Quebrada e as suas articulações e poéticas dissidentes acionadas em seu primeiro álbum de estúdio (Pajubá, 2017). Atualmente, desenvolvo uma pesquisa sobre pós-pornografia e as corporalidades dissidentes que produzem um pornô independente que critica as representações normativas da pornografia mainstream.

Pesquisa: Linn(da) que brada: Dissidências poéticas, corporalidade em movimento e estéticas insurgent


Ricardo Campos (lattes) – Pesquisador Associado ricardocampos@fcsh.unl.pt

Ricardo Campos é investigador principal e membro da direcção do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (CICS.Nova) e professor convidado no Mestrado em Relações Interculturais (Universidade Aberta). É membro fundador e cocoordenador da Rede Luso-Brasileira de pesquisa em Artes e Intervenções Urbanas (RAIU), Coordenou os projectos Artcitizenship – Young people and the arts of citizenship: activism, participatory culture and creative practices (2019-2022), TransUrbArts – Emergent Urban Arts is Lisbon and São Paulo (2016-2020) ambos com o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Ao longo dos anos tem realizado pesquisa em vários centros de investigação, em torno das temáticas das culturas juvenis urbanas, da arte urbana, dos media digitais, da antropologia visual e da cultura visual, tendo diversos capítulos de livros e artigos em revistas nacionais e internacionais sobre estes temas. É autor das obras “Arte(s) Urbana(s)” (com Sílvia Câmara, editora Húmus, 2020) “Introdução à cultura Visual. Abordagens teóricas e metodológicas” (Mundos Sociais, 2013), “Porque pintamos a cidade? Uma abordagem etnográfica ao graffiti urbano” (Fim de Século, 2010). É co-organizador dos livros: “(Re)Encantar o mapa: fantasmas, imaginários, prefigurações” (com Gabriela Leal e Andrea Pavoni, Fora de Jogo, 2024), “A arte de construir cidadania: juventude, práticas criativas e ativismo.” (com Alix Sarrouy e José Simões, Tinta da China, 2022); “Exploring Ibero-American Youth Cultures in the 21st Century. Creativity, Resistance and Transgression in the City” (com Jordi Nofre, Palgrave Macmilan, 2021); “Political Graffiti in Critical Times: The Aesthetics of Street Politics”. (com A. Pavoni e Y. Zaimakis, Berghahn Books, 2021), Transglobal Sounds. Music, Younth and Migration, (com João Sardinha, Bloomsbury Academic Publishing, 2016),”Popular & Visual Culture: Design, Circulation and Consumption” (com Clara Sarmento, Cambridge Scholars Publishing, 2014) e “Uma cidade de Imagens” (com Andrea Brighenti e Luciano Spinelli, Mundos Sociais, 2011).

Sofia Fernandes (lattes)
fernandes.sofia@unifesp.br

Graduanda em Ciências Sociais pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EFLCH). Atualmente desenvolve sua monografia na área de Antropologia Urbana, com objetivo de compreender o impacto da construção do monotrilho linha prata nas dinâmicas da Região Sapopemba. Integrante do Grupo de Pesquisas Visuais e Urbanas (Visurb) desde 2022. Atuou de 2019 a 2022 como monitora no Laboratório de Educação Infantil (LABEI), a Brinquedoteca Universitária da EFLCH.


Rodrigo Frare Baroni (lattes)
rodrigof.baroni@gmail.com

Bacharel e Mestre em ciências sociais pela Universidade Federal de São Paulo, desenvolve pesquisas no âmbito da Antropologia Visual com particular ênfase em fotografia e cinema. Debruça-se sobre as imagens a partir de uma perspectiva transdisciplinar com a qual aborda temas que giram entorno das relações entre estética e política.

Pesquisa: Habitar um mundo de imagens: Reflexões sobre os sentidos e sobre a imaginação por meio das fotografias de Evgen Bavcar.


Thiago Ballestero thiago.ballestero@usp.br
Graduando em ciências sociais, participa dos encontros do Visurb desde 2021. Tem interesse nas áreas de literatura brasileira e castelhana, antropologia da arte e antropologia urbana e visual.


Tatiane Vesch (lattes)
veschtatiane@gmail.com

Bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo/ UNIFESP (2023). Integra o Laboratório de Poéticas e Políticas Menores (Labmenos) e o Grupo de Pesquisas Visuais e Urbanas (VISURB), ambos vinculados à Escola de Filosofia Letras e Ciências Humanas (EFLCH). É produtora e montadora audiovisual. Interessa-se pela pesquisa em antropologia, especialmente em suas pontes com a filosofia e a produção imagética. Foi bolsista de iniciação científica pelo CNPq com a pesquisa: “Deleuze, a diferença e o problema da fotografia: Entre as imagens de Miroslav Tichý e Dirceu Maués” (2023). Dirigiu, junto às demais pesquisadoras do VISURB, o filme “Fotoafetos” (2024), uma etnoficção das relações entre um coletivo de pesquisadores e as imagens na antropologia. Atualmente é bolsista técnica, responsável pela produção documental audiovisual, no projeto de extensão “Quintal do Campus”, da EFLCH.

Pesquisa: Anamorfoses visuais nas Ciências Sociais: construção de ”Fotoafetos” a partir das imagens feitas por lentes quebrada

Vivian Javiera Castro Villarroel (lattes)
vivian.javiera@gmail.com

Pesquisadora FAPESP de pós-doutorado junto ao Grupo de Pesquisas Visuais e Urbanas na Universidade Federal de São Paulo. Professora de Fotografia da FAPCOM. Doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo com período sanduíche (bolsa CNPq) na Universidade de Amsterdam. Possui mestrado pelo mesmo programa (bolsa OEA-GCUB) e graduação em Artes Plásticas com especialização em Fotografia pela Universidade do Chile – revalidado: Bacharela em Artes Visuais Habilitação em Multimídia e Intermídia pela Universidade de São Paulo. Realiza pesquisa teórica e prática nas intersecções entre fotografia, vídeo e escrita, procurando refletir sobre as complexidades das transformações do espaço urbano. É membro da Red de Investigación sobre Documentales – ReDOC (Instituto Mora, México). Foi professora do curso de pós-graduação em Fotografia: Reflexões e Práticas Contemporâneas no Centro Universitário Belas Artes (2021-22); professora de Fotojornalismo na Universidade de São Paulo (bolsista PAE), de Fotografia e Audiovisual na Universidad Católica del Uruguay (2010-2014) e de Comunicação Visual na Universidad de la República (2012-2013). Seu trabalho tem sido exposto em diversos museus, centros culturais e espaço público do Chile, Uruguai, Argentina e Brasil. O seu primeiro vídeo “Rio desborde” realizado no âmbito do doutoramento estreou no 22 Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte e foi exibido nos festivais Visions du Réel Media Library, Alternative Film/Video, Oftálmica Cine, Eureka Cine e Frontera Sur, participou também no programa de vídeo da Bienalsur / Bienal Internacional de Arte Contemporáneo del Sur. Em 2023, ganhou um fundo do Chile para publicar um livro com a pesquisa do vídeo pela editora Ecfrasis.

Projeto de pesquisa atual: Memórias da desindustrialização em duas cidades latino-americanas: um ensaio audiovisual sobre a crise em curso